top of page

NOTÍCIAS

Buscar

AGEPEN TEM NOVOS DIRETORES DE ÁREA E CHEFIAS






A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN) tem novos diretores de Assistência Penitenciária, Administração e Finanças, gerente de Inteligência e chefe de Gabinete. As designações foram oficializadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (27), em complementação às nomeações feitas pelo Governo do Estado para os cargos de “Direção Gerencial Superior e Assessoramento, símbolo CCA-07”, publicadas na última sexta-feira (24).


Para dirigir a Diretoria de Assistência Penitenciária, foi designada a policial penal Maria de Lourdes Delgado Alves, que até então respondia pela Divisão de Assistência à Saúde Prisional da Instituição, função que ocupou durante os últimos 20 anos, dos mais de 37 anos que está na carreira. Além de psicóloga, a nova diretora também é formada em Direito e possui especializações nas áreas de Gestão de Governo e Administração Pública, Tratamento Penal e Administração Penitenciária, Gestão em Saúde no Sistema Prisional e Psicologia Jurídica.


Com longa carreira no sistema prisional, tendo iniciado no antigo Departamento do Sistema Penitenciário (DSP), Maria de Lourdes ajudou a montar as Casas de Guarda de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã, onde atuou como diretora. Entre os diversos trabalhos desenvolvidos na instituição, atuou também como chefe da Divisão de Promoção Social.


Na Diretoria de Administração e Finanças, quem assume é o policial penal Anderson Pimentel de Oliveira, que atuava como chefe da Divisão de Compras e Suprimentos. Com 18 anos na carreira, Pimentel é formado em Direito, com especialização na área de Direito Constitucional e pós-graduando em Gestão de Segurança Pública. Entre os trabalhos que desenvolveu na instituição, já chefiou também o Núcleo de Contratos.


Já a Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) tem como nova gerente a policial penal Helaine Gomes da Silva Barros Ton, que é servidora de carreira há 22 anos. Primeira mulher a assumir a função de gerente de Inteligência, é formada em Psicologia e pós-graduada em Inteligência e Contrainteligência em Segurança Pública, bem como na área de Tratamento Penal e Administração Penitenciária, além de possuir também especialização em Psicologia e Laudos Forenses e em Criminologia, além de diversos cursos na área de inteligência. Atualmente, Helaine respondia como coordenadora da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP).


Quem responde pela chefia de Gabinete é o procurador de Entidades Públicas Luiz Rafael de Melo Alves, que atuava como procurador-chefe na Agepen desde 2008, tendo trabalhado anteriormente na assistência jurídica em unidades penais de Campo Grande. O chefe de Gabinete é especialista em Processo Civil, com ênfase em Direito Público. Pós-graduado em Direito Processual e em Compliance Contratual, além de estar se especializando em Controle Externo da Administração Pública. Também já atuou como conselheiro da OAB/MS e foi colaborador na apresentação dos comentários aos artigos 25 e 26 da Constituição Estadual de MS Comentada.


As designações das diretoria e chefias são a contar do último dia 15 de fevereiro.



Corregedor-geral


O policial penal Creone da Conceição Batista foi mantido no cargo de Corregedor-Geral, função que ocupa desde abril do ano passado. Conforme a publicação, sua nomeação é a contar do dia 1º de fevereiro. Servidor penitenciário de carreira desde setembro de 1989, o corregedor tem 56 anos e já desempenhou diversas funções de confiança na Agepen, entre elas respondeu como diretor de unidade penal nas cidades de Bataguassu, Cassilândia, Jardim, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande.


Instituída pela Lei 4.490/14, a Corregedoria-Geral da agência penitenciária, com circunscrição em todas as unidades da entidade, tem por finalidade a promoção das medidas preventivas e de ordem disciplinar, com o fim de apurar a responsabilidade funcional, fomentando a integridade e elevando a credibilidade da Agepen junto a seus administrados e à sociedade.



Divisões


O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira também traz a designação do policial penal Elvis de Oliveira Viração para assumir a função de chefe da Divisão de Compras e Suprimentos e da policial penal Rita Luciana Domingues para responder pela Divisão de Assistência à Saúde.


0 comentário

Comentários


bottom of page